quarta-feira, 26 de junho de 2013

A IMPORTANCIA DO ORÇAMENTO EM UM PLANEJAMENTO

Orçamento teve inicio na idade media com os antigos romanos. No Brasil teve inicio em 1940, mas só foi realmente utilizado pelas empresas em 1970. Orçamento é um plano administrativo que abrange as fases das operações para um período futuro definido.
O orçamento pode ser sumarizado como um plano de ação detalhado, desenvolvido e distribuído como um guia para as operações e como uma base parcial para subsequente avaliação de desempenho.
 Para se planejar é necessário saber quanto vai gastar e para isso contamos com a ajuda do orçamento que nos proporciona definir o futuro.
Orçamento e planejamento devem sempre andar juntos, pois enquanto um programa as atividades e o crescimento da empresa o outro controla os gastos para conseguir os objetivos da organização. Pois é através do orçamento que se tem controle eficaz das despesas e receitas.
Hoje o orçamento é parte integrante das decisões tomadas na empresa, onde,através da sua elaboração ficou mais claro os objetivos a serem traçados para alcançar as metas propostas.
O orçamento é algo mais que uma simples previsão da receita ou estimativa de despesa.
Nas organizações privadas o orçamento mudo muito conforme as finanças são capitadas, assim podendo variar, pois diferente do orçamento publico o privado tem autonomia para mudar ou não se for necessário.
As organizações privadas, como regra geral, mantêm a execução financeira – receitas e despesas – de forma autônoma em relação ao orçamento. Este, quando existe, cumpre o papel de orientador geral, andando, porém, num circuito paralelo. Nesse sentido, é naturalmente aceito que o orçamento da organização sofra mudanças de rumo, acompanhando, por assim dizer, o comportamento real das finanças.
O orçamento abrange funções e operações de todas as áreas da organização envolvidas com algum tipo de necessidade de recursos financeiros, para fazer face às despesas com custeio ou com investimentos.
É lógico que o orçamento só será executado se for avaliado e aprovado por todos os níveis envolvidos na sua elaboração.

O orçamento está uni- presente no ciclo administrativo. Ele pode ser definido em termos amplos, com um enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades do planejamento, execução e controle.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS EMPRESAS

As empresas que seguem a risca o que os grandes administradores e gestores indicam sempre estão uma passo a frete das demais, por isso que no mundo dos negócios tem empresas que se destacam umas mais que outras.
Alguns anos atrás só se destacavam empresas que seus gestores tinham em media mais de vinte anos de experiência, hoje é claro que a experiência é de suma importância, mais no mundo tão competitivo com esta os nossos jovens executivos com suas ideias inovadoras estão mostrando que não estão brincando de gerenciar empresas.

Por isso que a cada dia que se passa fica mais claro, que pessoas e empresas que não se preparam não se destacam e acaba sendo esquecido. Dessa forma o planejamento é tão importante para tudo que se faz, principalmente dentro de um ambiente empresarial, pois cada passo dado tem que ser analisado para assim conseguir atingir as metas estabelecidas, fazendo uso da visão que o planejamento nos da, ou seja, com as mudanças nós temos chance de recuar ou avançar quando nos é permitido.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Quando se fala em planejamento se entende que é algo a se fazer todos os dias, nas empresas deve ser uma prática constante para que se possa alcançar metas e objetivos traçados para se manter neste mercado tão competitivo.
O planejamento é um processo continuo que envolve um conjunto complexo de decisões inter-relacionadas que podem ser separadas de formas diferentes.
Hoje com a competitividade existente no mercado de trabalho a empresa que não planeja fica longe de conseguir atingir suas metas, deixando a desejar em suas expectativas de crescimento e perdendo os seus clientes para os concorrentes.
As evidências mostram que as organizações que planejam estrategicamente, em geral, alcançam um desempenho superior as demais.
As organizações de sucesso estão cada dia melhorando o seu ambiente interno e externo usando como ferramenta a estratégia de planejar, para assim conseguir atingir o ponto máximo para o desenvolvimento e crescimento da organização.
As organizações bem-sucedidas buscam uma adequação apropriada entre as condições do ambiente externo e a sua estratégia. Por sua vez, a estratégia define a estrutura organizacional e os processos internos no sentido de alcançar efeitos altamente positivos sobre o desempenho organizacional.
Com um ambiente competitivo pelos mercados de commodities, as empresas começaram aplicar o planejamento estratégico como forma de controle para se tornarem mais competitivo. Commodities são produtos básicos, homogêneos e de amplo consumo, que podem ser produzidos e negociados por uma ampla gama de empresas. Podem ser produtos agropecuários, como boi gordo, soja, café; minerais, como ouro, prata, petróleo e platina; industriais como tecidos 100% algodão, poliéster, ferro gusa e açúcar; e até mesmo financeiros, como as moedas mais requisitadas (dólar e euro), ações de grandes empresas, títulos de governos nacionais, etc.
Com a Revolução Industrial, a partir do século XVIII, surgem as primeiras organizações industriais e, em consequência, a competição pelos mercados de commodities, como algodão, ferro, aço e produtos agrícolas, marcando o início da aplicação da estratégia como meio de controlar as forças de mercado e modelar o ambiente competitivo.
O profissional bem sucedido é aquele que desempenha suas responsabilidades e atividades com qualidades e eficiência, seja qual for a sua área de atuação garantindo satisfação através da geração de lucro para empresa, produzindo certo e cada vez melhor.
Pessoas certas nos lugares certos são o que vai permitir ao gestor executar as estratégias formuladas dadas a excelência nos processos operacionais e a disciplina na execução.
Para que a empresa tenha um futuro promissor é necessário se trabalhar bem as situações do cotidiano atual, é desta forma que se cuida para não repetir erros anteriores. 
O planejamento estratégico requer o máximo de informação e conhecimento do presente e do passado e da construção de cenários em relação ao futuro.
Quando se trabalhar com profissionais especializados e que tem a responsabilidade de alavancar o patamar financeiro da empresa, através das estratégias administrativas que o mercado econômico exige é claro que suas possibilidades de alcançar suas metas serão bem maiores, é o caso do administrador que tem que ter um jogo de cintura muito grande, está sempre informado sobre o que acontece no mundo quando se fala em finanças.
O administrador financeiro é responsável, pela saúde econômica e financeira da empresa.
Hoje o mercado de trabalho é cheio de inovações, muito ativo e é claro altamente competitivo e com isso, as empresas têm que estar preparadas para atender às expectativas dos clientes e do mercado, mas para isso acontecer o ideal é que não ultrapasse o limite de sua capacidade de pagamento, comprometendo assim o seu capital de giro. 
Quando existem prazos diferentes entre os recebimentos e os pagamentos, na maioria das vezes a empresa precisa buscar recursos no mercado financeiro, por meio de empréstimos, ou aplicar os recursos excedentes.
Com a tecnologia hoje não é mais necessário que se esteja no mesmo lugar para se realizar uma transação comercial, pois tais avanços ajudaram na agilidade e eficiência dos negócios.

O mercado financeiro não está em local físico específico, mas é representado por transações que podem ocorre fisicamente nas instituições ou virtualmente, por meio eletrônico, via processamento de dados, ligações telefônicas e troca eletrônica de dados (EDI – Eletronic Data Interchange).