sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O MEIO AMBIENTE E A LOGÍSTICA ORGANIZACIONAL


Toda sociedade não importando em que parte do planeta esteja alocada, passou a se preocupar muito mais com os inúmeros aspectos de equilíbrio ecológico. O aumento da velocidade de descarte dos produtos de utilidade após seu primeiro uso, motivado pelo nítido aumento da descartabilidade dos produtos em geral, ao não encontrar canais de distribuição reversos de pós-consumo devidamente estruturados e organizados, provoca desequilíbrio entre as quantidades descartadas e as reaproveitadas, gerando um enorme crescimento de produtos de pós-consumo.
Entre os que mais preocupam estão às embalagens descartáveis e equipamentos eletrônicos, principalmente em relação aos custos inseridos em seu processo logístico reverso. Essa nova vertente de preocupação – a sensibilidade ecológica e a sustentabilidade ambiental – tem se convertido em mais um importante fator de incentivo à estruturação e à organização dos canais de distribuição reversos de pós-consumo. Essa expansão a sensibilidade ecológica vem sendo inspecionada por atividades empresariais e governamentais, almejando uma diminuição aos impactos mais visíveis junto a inúmeros aspectos prejudiciais ao meio ambiente, no sentido de guardar a população e seus interesses.
Empresas e órgãos governamentais inteligentemente se aproveitam de tais preocupações como diferenciação competitiva e estratégica em seus serviços produtos e até interesses políticos.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

TIPOS DE LOGÍSTICAS


O termo controle de estoque, dentro da logística, é em função da necessidade de estipular os diversos níveis de materiais, e produtos que a organização deve manter, dentro de parâmetros econômicos, logo depois da recepção do material, o mesmo deverá ser submetido a um processo crítico de inspeção de qualidade e posto no estoque ao término desta, e que usualmente, as empresas possuem em sua organização, cinco almoxarifados básicos

·           Almoxarifado de matérias-primas;

·           Almoxarifado de materiais auxiliares;

·           Almoxarifado de manutenção;

·           Almoxarifado intermediário;

·           Almoxarifado de acabados.

Esse estoque é constituído por inúmeros produtos desde matéria-prima, material auxiliar, material de manutenção, material de escritório e peças em processo de produção. Com isso a finalidade essencial da administração de estoque é compactar a utilização dos recursos incorporados nas tarefas logísticas, ainda assim independente dos níveis de estoque que refletem nos custos de movimentação de materiais.
Outro aspecto que por ventura é muito mais complexo que a anterior é a determinação das áreas de suprimento também conhecidas como supply chain incorporada junto às tarefas logísticas, mesmo fazendo parte da logística este aspecto gera diversas críticas e debates. Essas necessidades provêm das curvas de demanda dos clientes, das atividades de promoção e dos programas e planos de distribuição física. As necessidades dos clientes são transformadas em sistemas de produção ou sistemas de operações que são convertidos em necessidades de estoque e, por sua vez, em ordens de compra.
Essas definições muito diferentes das demais sobre o ponto de vista econômico, os produtos desenvolvidos pelo homem pode apresentar inúmeros aspectos como, por exemplo, sua vida útil, a qual pode estende-se por dias ou anos, dessa maneira surge à visão logística reversa e os canais de distribuição reversos de pós-consumo dos materiais. 
A administração de movimentação dos suprimentos está entrelaçada com a administração dos materiais obedecendo às exigências de produção de maneira a utilizar o material correto, e o envio ao processo de produção correto e em condições utilizáveis, levando em conta o tempo, é de grande importância da alimentação do sistema e que seja flexível o bastante para um bom acompanhamento das mudanças do mercado.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CONCEPÇÃO DE LOGÍSTICA

A logística organizacional investiga métodos, os procedimentos direcionado ao processo administrativo com o fito de agregar valor às empresas através de serviços de distribuição aos colaboradores externos, com o planejamento, organização e controle contínuo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.
Logística é o processo de planejamento e controle dos fluxos de materiais e das informações relacionadas, podendo ser avaliada de forma mais abrangente e considerada como logística integrada (ou total), desde a aquisição de matérias-primas e insumos este a distribuição do produto acabado de forma a atender aos requisitos do cliente final.
A logística empresarial cuida de todas atividades de transporte e estocagem facilitando todo o fluxo de produtos partindo do ponto em que foi adquirido a matéria-prima até a ponta final de consumo, estas atividade também é conhecida como Supply chain.


Entendendo a Logística

Fonte: Rezende (2009)
Contudo, as empresas operam dentro de um ambiente que muda constantemente, devido aos avanços tecnológicos, às alterações na economia e na legislação, e à disponibilidade de recursos. Quando se lê Ballou em seu livro Logística Empresarial: Transporte Administração de Materiais e Distribuição Física (1993) fica claro que o entendimento da logística em organizar conjuntamente as tarefas apontadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma homogênea é uma evolução natural do pensamento administrativo. 
No atual momento, as organizações precisam efetuar essas mesmas tarefas como uma parte importante de seus negócios, com a finalidade de atender seus clientes com os bens e serviços desejados. Os fluxos de informação colocam os produtos em movimentação, com p propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável. Uma diferença critica entre a tecnologia e a disponibilidade de recursos é o ponto no qual se situa o desenvolvimento de seus sistemas logísticos, quanto maior e mais sofisticado for seu desenvolvimento, e quanto mais baratas forem suas movimentações e armazenagens, mais livre será a troca de mercadorias e maior será a especialização do trabalho. Sem tal desenvolvimento, o comércio, assim como o conhecemos, normalmente não ocorre. A relevância da logística é influenciada diretamente pelos custos associados as suas atividades. Entretanto, quando se compete por maior participação no mercado, distribuição eficiente e eficaz pode ser a vantagem necessária para se tornar competitivo.
Mais o que é planejamento da distribuição afinal? É uma função que tem por objetivo avaliar os recursos necessários à realização da distribuição ao menor custo possível e com um adequado nível de serviço ao cliente. Ou seja, sua missão é transportar mercadorias ou os serviços certos no lugar e no instante corretos e na condição desejada, ao menor custo possível, vencer tempo e distancia na movimentação de bens ou na entrega de serviços de forma eficaz e eficiente é a tarefa do profissional de logística, neste contexto é possível traz ainda uma reflexão relacionada à logística reversa e quais os fatores motivadores para sua implementação, processo inverso ao da logística, ou seja, é o planejamento e controle dos fluxos de matérias e das informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem.